sexta-feira, 26 de março de 2010

O sofrer

Por que nós, seres humanos, gostamos de sofrer? Sim, porque não há como negar que nós gostamos. Procuramos por tudo que nos faça sentir ainda pior do que nosso estado de espírito indica. E isso não deveria ser tão comum quanto é.

Nossa necessidade psicológica de sofrer é anormal. Músicas, textos, fotos, vozes, vídeos, forçar a memória a lembrar de coisas que ela queria esquecer ou o que quer que seja. Precisamos. Precisamos sentir que podemos sofrer mais do que já estamos sofrendo. Precisamos saber que aguentamos mais um pouco. Ultrapassa o psicológico e atinge o físico.

A necessidade patológica de sofrer deve ter alguma explicação científica, mas, na verdade, quem se importa? É um fato. Fatos não deveriam ser questionados sobre o "porquê". Ele é apenas isso, um fato.

Sofrer pode ser ruim. Querer sofrer ainda mais pode ser péssimo, mas não é o que te faz sentir vivo? Não é uma daquelas coisas que te faz lembrar que você tem um coração? Não te faz querer ter esperanças de que tudo vai melhorar e que tudo isso vai passar? Não é o que te diz que você precisa superar tudo isso?

Talvez querer sofrer seja uma maneira de criar forças, de respirar fundo, de começar tudo de novo, de esquecer fantasmas do passado que te assombram, de querer VIVER.

E eu gosto de falar sobre fantasmas do passado... Eles me fazem sofrer... Verdadeiramente... Eles, ao mesmo tempo que me fazem sentir realmente amada, me fazem sentir acuada, com medo, sozinha, sem ação. E esses fantasmas me fazem lembrar que eu tenho um passado que, talvez, só talvez, eu queira esquecer... Apagar... Começar uma vida nova. Deixar tudo pra trás...

E mais uma vez o querer sofrer. Talvez, mas só talvez, eu precisasse sofrer dessa vez, precisasse dizer que eu sinto falta, só pra ouvir o que eu não queria, sofrer por isso e respirar fundo, criar coragem e, de coração aberto, por mais clichê e estúpido que isso possa parecer, começar tudo de novo. Deixar o passado no passado e começar a fazer um presente e um futuro em que eu possa ter só como lembrança esse meu momento de necessidade de sofrimento. De sofrimento maior.

Talvez seja isso... É... Talvez seja...

Deixar o passado no passado... Respirar... Criar coragem... Olhar pra frente... Criar um presente e um futuro... Fazer o passado só de lembrança... E não sofrer mais por ele...

Talvez... Mas só talvez... Palavra incerta... É... Talvez...

(Texto escrito em fevereiro de 2009. Editado em março de 2010. / Imagem: Despair, Munch - 1892)

A ouvir: A mesma coisa que ouço há duas semanas sem descanso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário